Artigos

08/10/2020

DE BIKE

Prof. Tales de Sá Cavalcante

O Povo. 08/10/2020 (quinta-feira).
tales@fariasbrito.com.br

Nossa família tinha o privilégio de frequentar a casa de praia de meu tio-avô Alcides Santos, em Paracuru. Certa vez, o fundador do Fortaleza Esporte Clube enviou ao caseiro um telegrama a dizer: “Encha a piscina. Estarei aí no feriado.” Quem recebeu a mensagem foi o emissor, quando lá já estava. Hoje, um WhatsApp chegaria de imediato.

A eficiência da Internet deu-nos as redes sociais. Steve Jobs afirmava ser o computador “como uma bicicleta para nossas mentes”. Esse dito e os de ex-ocupantes de altos cargos no Google, Instagram, Facebook, entre outros, estão no documentário O Dilema das Redes, da Netflix, matéria de capa da revista Veja de 30/09/2020.

Tristan Harris, ex-designer ético do Google, aborda um detalhe dos bastidores: a inteligência artificial pode manipular pessoas. Justin Rosenstein, ex-engenheiro do Facebook e do Google, revela que somos mais lucrativos para uma empresa se ficarmos a olhar uma tela do que a viver de forma significativa.

Jaron Lanier, um dos “pais” da realidade virtual, declara que os algoritmos determinam “a gradativa, leve e imperceptível mudança em nosso comportamento e nossa percepção”. E isso pode ditar padrões estéticos e causar depressão e suicídio, decidir eleições, polarizar opiniões, levar a uma guerra civil, sem falar em fake news.

Segundo Harris, quando se trata de uma ferramenta, ela fica parada, esperando. Quando não é, ela faz alguma exigência. A tecnologia deixou de ser ferramenta para virar um vício e um meio de manipulação. Ele fecha o filme com um bem-vindo otimismo: “Como podemos tornar o mundo melhor?”

Lanier responde: “Sempre que algo mudou para melhor, foi porque alguém disse: (…) ‘Podemos melhorar’ (…) Os críticos são os verdadeiros otimistas”. E conclui: “Não desejo nada de ruim ao Google ou ao Facebook. Só quero reformá-los, para que não destruam o mundo.”

A sugestão deste educador, preocupado com seus discípulos e muito mais, é que você utilize o melhor dos meios. O conhecimento. Assista ao documentário, leia a reportagem e boa viagem numa bike engenhosamente criada a quatro mãos por Steve Jobs e Steven Spielberg.

Veja mais

10/09/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
31/08/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
13/08/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
02/07/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )
04/06/2020
( Prof. Tales de Sá Cavalcante )